Mel, uma doce tentação
O mel é um alimento que pode e deve ser consumido todo o ano, mas muito procurado nesta altura em que o frio aperta e os resfriados são uma constante. Quem é que não vai a correr preparar um chá de limão quente com mel quando o pingo do nariz teima em aparecer ou uns arrepios daqueles que são sinal que uma constipação vem a caminho? Ora bem, é a pensar nisso que deixo um apontamento sobre a importância do mel para o equílibrio do nosso organismo, promovendo a nossa saúde e bem estar.
Para começar, o mel é um ótimo substituto do açúcar refinado, tem menos calorias e é mais nutritivo.Pode ser utilizado não só no chá como já referi mas, no leite, bolos, até num assado ou num molho para acompanhamento. Aí, já fica ao critério e gosto de cada um.
O mel de abelha é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), vitamina C, ferro, cálcio, sódio, fósforo e potássio. Ainda trás com ele flavenoides e ácidos fenólicos (poderosos anti-oxidantes).
BENEFÍCIOS:
Fortalece o sistema imunitário;
Antissético, antibacteriano e antimicrobiano;
Excelente ação sobre a pele nomeadamente em queimaduras.É um ótimo regenerador da pele;
Ajuda nos problemas respiratórios, como a tosse e dores de garganta;
Ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares;
É energético, muito bom para quem pratica atividade fisica promovendo também o aumento de massa muscular;
Ajuda na prevenção do cancro;
Insónias;
Obstipação
Apesar dos inúmeros benefícios à nossa saúde não podemos exagerar na dose, especialmente os diabéticos que devem ter especial atenção e/ou orientação do seu médico.
A composição do mel é muito variável pois depende não só da sua origem floral e da espécie de abelhas que o fabricam como também da zona onde é produzido e processado.
Há vários no mercado à nossa disposição, escolha já o seu e aventure-se (moderadamente), no mundo doce do mel.
Beijinhos,
Isabel Grilo
0 comentários