Uma escolha perfeita para um lanche saudável e nutritivo

by - outubro 21, 2016

Sabia que a castanha-do-pará - também conhecida por castanha do Brasil -  é muito importante para a nossa saúde?

É a semente da castanheira do Pará - típica da região norte do Brasil e um dos produtos principais de exportação da Amazónia. Apresenta uma casca fina e castanha, com um interior branco muito saboroso e pertence ao grupo das oleaginosas.

É uma excelente opção para lanches entre as refeições e é detentora de uma série de benefícios à nossa saúde, dos quais destacamos a presença de gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. É importante não abusar tendo em conta que é um alimento calórico e em excesso pode provocar efeitos secundários indesejáveis como, irritabilidade, fadiga, dores, fraqueza muscular, entre outros... o seu consumo recomendado é de 2 castanhas diárias.

A castanha-do-pará é rica em fibras essenciais para o funcionamento do intestino e muito importante no controlo do colesterol tendo em conta que tem uma elevada percentagem da chamada gordura boa, que ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), beneficiando o sistema cardio-vascular.

Tem magnésio e fósforo, muito importante para gerar energia e dar suporte aos músculos e ossos.

Selénio e vitamina E, importantes antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças. Fortalece o sistema imunitário, tem uma forte ação preventiva contra o cancro e estimula a memória. A tiróide também sai a ganhar com este mineral, que ajuda no equilíbrio hormonal prevenindo o hipotiroidismo. 

Já sabe, quando for às compras junte à sua lista a castanha-do-pará e, contribua assim de uma forma prática e simples dos benefícios desta semente tão nutritiva!











You May Also Like

0 comentários