Pequeno almoço com... AVEIA!

by - outubro 25, 2016

Pequeno almoço de aveia



O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois permite-nos 'carregar baterias' para um dia cheio de energia e é essencial ao bem estar do nosso organismo. 

A aveia pode ser uma boa opção para um pequeno-almoço nutritivo e repleto de benefícios para a nossa saúde.

Este cereal é rico em proteínas, gorduras saudáveis e contém uma combinação de hidratos de carbono simples (de rápida absorção) e complexos (de absorção mais demorada). Esta é a melhor forma de acelerar o metabolismo logo de manhã e garantir energia para grande parte do dia.

Pode ser utilizada para fazer bolos, bolachas, barrinhas energéticas, mas a sua utilização mais comum é nas famosas papas. Para não enjoar, pode ir variando as frutas, misturar linhaça que também é rica em nutrientes, (falaremos dela noutro post), polvilhar com canela, etc.

Benefícios da Aveia:

Reduz o Colesterol: A aveia é rica em fibras solúveis, o que reduz os níveis de colesterol 'mau' (LDL) sem afetar negativamente o bom colesterol (HDL).

Previne o rápido aumento do açúcar no sangue:  A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue. 

Previne doenças cardíacas: Os antioxidantes presentes na aveia contribuem para a prevenção de doenças cardíacas. Consumir aveia é bom para 'limpar' as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar muitos problemas cardíacos, entre outros.

Ajuda na Prevenção do Cancro: A aveia contém fitoquímicos, que são eficazes na prevenção do cancro. Vários são os estudos realizados nos Estados Unidos sobre as propriedades da aveia como uma arma de proteção contra o cancro, uma doença com tendência a aumentar em todo o mundo.

Digestão saudável: A fibra é essencial para manter os movimentos intestinais regulares e a aveia contem fibras solúveis e insolúveis. Estes dois tipos de fibras vão ajudar a promover uma boa digestão facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. 

Perda de peso: Por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas, sendo uma boa opção para quem faz dieta.

Previne a osteoporose: Contém altos níveis de cálcio, necessários para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.

Quantidade recomendada de aveia por dia, são cerca de 2-3 colheres de sopa.


RECEITA DAS PAPAS DE AVEIA 

Ingredientes:
Aveia em flocos finos (integrais ou não) 
 Chá
Fruta
Canela

Preparação:
Existem várias formas de preparar este pequeno-almoço tão nutritivo e nós partilhamos a nossa forma tão simples de o confeccionar:

1. Preparar um chá, por norma, costumamos escolher um chá verde ou de cavalinha, devido às suas propriedades antioxidantes e diuréticas;

2. Numa taça à parte, adicionar 2-3 colheres de sopa de aveia;

3. Adicionar o chá à taça com aveia e ir envolvendo durante uns 2-3 minutos, até que as papas fiquem cremosas.

5. Juntar fruta às papas de aveia. Para além de enriquecer o prato, sempre dá algum sabor a esta refeição. Costumamos optar por banana, maçã, kiwi ou figos.

6. Para concluir, polvilhar com canela, excelente estimulador do nosso metabolismo.

(Nota: Quem preferir este tipo de pequeno-almoço, recomendamos a ingestão de água ao longo do dia)

Já experimentaram?

Ficam algumas fotos dos nossos pequenos-almoços!!





Papas de aveia com fruta

Sara Grilo & Isabel Grilo


You May Also Like

0 comentários